4 ♥

08 Brinquedos que marcaram nossa infância - Anos 90



Olá amigos! No dia das crianças iniciei este post, porém por motivos já explicados anteriormente (TCC) não o coloquei no ar..
Acredito que a infância é a época mais bela na vida de um ser humano... É quando mais sonhamos... Temos o papai noel para encantar nossas noites de Natal, a fada do dente para nos trazer moedinhas em troca de dentinhos, o coelho da Páscoa para nos trazer deliciosos ovos de chocolate... Não possuímos (ou não deveríamos possuir) preocupações mais profundas, vivemos apenas em um mundo repleto de sonhos...
A minha infância foi maravilhosa... Subi em arvores, brinquei de boneca, duro ou mole, pega pega, polícia e ladrão, cirandinha... Meus pais sempre fizeram questão de proporcionar à minha irmã e eu, a infância mais doce e "rica"(de carinho) que poderíamos ter... Nossas roupas nunca foram de marca, eram todas costuradas pela minha avó! Meus pais não nos deixavam assistir qualquer programação na tv que considerassem inadequada para nossa idade, apenas desenhos animados e programações dentro da faixa etária.
Infelizmente sinto hoje que tudo isso... Esses valores estão se acabando e as crianças estão cada vez mais precoces. Hoje elas (nem todas. Não quero generalizar, mas uma boa parte) se vestem como adultas em saltos altos e falam de namoradinhos sem ter nem saído das fraldas. Meninas de 10, 11 anos engravidam de meninos que ainda nem sabem o significado da palavra responsabilidade... 

Pensando em como a minha infância foi deliciosa, resolvi trazer do fundo do baú, 08 coisas que a marcaram. Entre elas, brinquedos, doces e afins... Acredito que não só marcaram a minha infância, mas a de muito que lerão o post... Como relembrar é viver, sigam-me os bons!;)

1- KINDER OVO
Eu sou da época em que o Kinder ovo custava R$0,50/R$1,00. Me recordo que ia na casa da minha madrinha com a minha irmã e ficava procurando moedinhas só para poder ir na venda que ficava na rua debaixo... Era uma diversão.... O dono da vendinha já nos conhecia de tanto que íamos lá...
O chocolate mesmo, dávamos para nossos pais, pois a nossa preocupação estava toda na surpresa que viria ali dentro... Diferente de hoje, naquela época, os brinquedos eram realmente bons, e o Kinder ovo era incomparavelmente mais barato...
Tenho ainda hoje na minha prateleira meus queridos hipopótamos, fantasminhas que brilham no escuro, tartaruguinhas, pinguins e alienígenas (entre outros).


2 - TAZOS
Sim! Eu tinha uma imensa coleção de Tazos, e guardava orgulhosamente no meu Porta-Tazos(na verdade ainda tenho alguns perdidos no meu quarto...rs) - Brincávamos muito... era uma febre... Costumava pedir pro meu pai comprar salgadinhos, só para procurar dentro do saquinho, o tão sonhado Tazo da coleção... Era uma festa quando ao invés de um, vinham dois brindes!
Foram várias linhas de Tazo diferentes. Com a do Máskara surgiu também uma novidade: O "Péééééééégaaaa Tazooooo". Em formato de mão ou pé, tinha uma consistência mole e pegajosa, parecendo uma geleia... Enquanto você comia o salgadinho e brincava, fazia uma "lambuzeira"... O farelo grudava todo no brinquedo...
Colocávamos o dedo numa argolinha que ficava em sua extremidade e o atirávamos sobre uma pilha de Tazos...
Abaixo, assista o comercial e relembre:



3 - PLOC e PING PONG

Os chiclés Ping Pong e Ploc também marcaram a minha infância... Em especial na época em que morava em Januária, MG. Adorava colecionar as figurinhas em um álbum que eu mesma havia "confeccionado". Acredito que tenha sido um dos anos mais divertidos da minha vida... Me recordo que vira e mexe subia na minha bicicleta e saia pela região a procura de figurinhas. Tinha um comércio pequeno na frente de uma escola, muita gente chupava o chiclete e jogava a embalagem com a figurinha no chão... Eu não tinha vergonha (criança é fogo mesmo...) Saia a procura das benditas entre os papéis caídos...
Hoje não temos mais chicletes com esta qualidade...O Ploc dois sabores em um, era o melhor...

Comercial Ploc:


4 - Susto Partes (Família Adams - Elma Chips)
Só uma criança mesmo para abrir um saco de salgadinho, encontrar um dedo decepado e achar divertido, não é?! hahaha
Então... Se você também foi criança nessa época deve se lembrar! Em 1998 a Elmas Chips trouxe uma promoção chamada "Susto Partes - Família Addams". Você podia encontrar desde uma orelha, a um dedo do pé, da mão, ou uma língua "perdida" no saquinho.. Ao todo eram sete partes diferentes... Algumas bem realistas, outras nem tanto... Mas todas muito legais!
A consistência era mole e com o tempo, não cheravam muito bem... Mas isso não acabava com a diversão!


5 - Push POP
Outra febre dos anos 90! Todas as crianças tinham um push pop no bolso e adorava! Uma saudade, relembrar desta época...Existiam outros sabores, mas me recordo no momento apenas de dois: Laranja e morango...
Ele era um pirulito em um tubinho com uma tampa de plástico. Usávamos o dedo para empurrar o mesmo para fora.
A unica coisa ruim, era que depois de chupar e guardar, quando íamos pegá-lo novamente, o bolso estava todo lambuzado...
Acredito que hoje tenha algum doce similar nas lojinhas... Mas o original é sempre o melhor...
Abaixo, segue o comercial. Infelizmente não consegui encontrar o vídeo em português(Brasil):



6 - Bichinho Virtual Tamagotchi
Quem teve um bichinho virtual ai, levanta a mão!!! \o/ \o/ \o/ EUUU!!!rs
Pois é!!! Acredito que todas as crianças da minha época já tiveram um. Eu dava de comer, jogava com ele, colocava pra dormir... Era um medo dele ficar doente ou morrer...rs
Eu já tive cachorrinho e dinossauro. O da minha irmã era um gato... Foi uma febre aqui no Brasil... No Japão ainda continuam super ativos entre as crianças de lá!

Meu Tamagoshi predileto era idêntico a este:



7 - PIRULITOS PIROCÓPTERO
Os Pirocópteros eram bem divertidos e faziam o maior sucesso! Voavam para todos os cantos e iam parar no telhado, na lampada, ventilador.... As crianças levavam para escola para fazer concursos de qual voava mais alto...
É engraçado como um objeto tão simples fazia tanto sucesso. Ele é um exemplo de que para agradar uma criança, não é preciso muito...


8 - Chocolate Turma da Mônica Nestlé
Este chocolate era uma delícia. A maioria das crianças, assim como eu, costumava comer todo o chocolate ao leite primeiro, rodeando a figura do Cebolinha, Cascão, Mônica.... A parte branca geralmente era comida por ultimo...
Junto ao chocolate, sempre vinha uma figurinha super legal e colecionável!

Abaixo, segue o comercial:


POR ULTIMO...
Vi ontem no Blog Savron no Seu Quadrado e amei... Esta tirinha traduziu a minha infância... Muito bom!

FONTES:
Coisas Olds
Você se Lembra


Gostou do post?! Então curta o JB no Face e faça essa blogueira feliz! Não vai levar nem um segundo! Basta clicar no botão "Curtir" logo abaixo! ;)

4 comentários:

  1. blog muito maneiro sou um participante do site dihitt ai vim conhcer seu blog se poder conheça o meu se gosta me siga abraços

    ResponderExcluir
  2. Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado dia 20/12 às 13h .

    Abraços cordiais.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post *-*
    Dá saudade mesmo dessa geração maravilhosa :(

    www.infancia90e2000.blogspot.pt

    ResponderExcluir